terça-feira, 20 de setembro de 2011


Neste fim de semana aconteceu em Brasília o congresso Cante as Escrituras que tem como finalidade o retorno das músicas evangélicas aos pés da Bíblia e de Cristo.
 Nesta semana ao ouvir a rádio VIDA FM, rádio gospel, tive o desprazer de ouvir a música "O Nardo" do "Ministério" Trazendo a Arca. Por que desprazer você deve estar se perguntando, e eu digo o porque nas próximas linhas.
 Em primeiro lugar o nome do grupo que canta a música já é uma deturpação da palavra. Após a morte de Cristo na cruz os símbolos da velha aliança como a arca, o sumo sacerdote e outros sumiram pois só o sangue de Jesus já é o suficiente e nos permite estar cara a cara com o Pai.
 Bom mas vamos à música:

Sobre os cansados, sobrecarregados,
Sobre os aflitos e amargurados,
Sobre os enfermos, feridos de alma
Faz descer o nardo.
(Refrão)
Faz descer o nardo
O nardo
O nardo
Sobre os que choram, os abandonados
Sobre os cativos, sobre o solitário
Sobre o fracassado, o dilacerado
Faz descer o nardo.
(Ponte)
Pra tirar a dor, pra fechar o corte
Pra banhar a alma, fazer do fraco forte.
O nardo que exala pra tirar o cheiro da morte.
 Bom o Nardo citado na música é um perfume retirado de uma planta de mesmo nome, usada somente em eventos importantes na época bíblica como o casamento onde era usado para ungir a noiva no dia do casamento.
 Temos 2 registros bíblicos para o uso do nardo. O 1º registro está no livro de cantares no capítulo 1 verso 12 quando a noiva diz ao noivo: "Enquanto o rei está assentado à sua mesa, o meu nardo  exala seu perfume." A bíblia deixa bem claro que o nardo era usado em rituais de casamento.
 O 2º Registro é em marcos 14:3 a 9 e demais evangelhos, passagem onde Maria e Marta recebem a Jesus às vésperas da páscoa. Quando Maria quebra o vaso de alabastro ungindo Jesus e ele diz após os discípulos questionarem o ato de Maria: "Ela fez o que pôde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura"(v.8) Ou seja o nardo era usado também em rituais fúnebres na preparação do corpo para o enterro.
 Resumindo, não vemos na bíblia o nardo sendo usado como algo que cure as feridas, que salve e outras coisas mais que estão na letra acima. O nardo era e é até hoje um bálsamo valioso, mas seu uso é só em ocasiões especiais e pedindo para fazer descer o nardo sobre nós o autor está querendo nos igualar ao nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário