sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Por que o cristão sofre?

Olá,
 Bom, este últimos dias para mim em particular tem sido um pouco tenso. Ao começar 2017 tive a esperança de que as coisas iriam começar melhores mas somente nesta semana perdi 2 colegas de trabalho, uma para a violência que assola o Brasil e outra por um quadro de infecção generalizada e ambas novas, com 41 e 45 anos respectivamente. Nesta semana universal de oração que ocorreu na minha igreja, nós oramos por muitos pedidos de enfermos ou acidentados e a pergunta do título da postagem me veio à cabeça.

 Quando olhamos para a bíblia, nós vemos que em toda caminhada das narrativas pessoais, a maioria das figuras sofreram de diferentes formas. Tanto no velho como no novo testamento encontramos a marca de algum sofrimento nas grandes figuras. Daniel foi jogado na cova dos leões e seus amigos foram mandados para a fornalha por não adorarem ao rei, Jó teve tudo tirado por satanás (com a permissão de Deus), José foi vendido por seus irmãos e depois preso por não se deitar com a mulher do faraó. Paulo tinha espinho na carne e foi preso várias vezes assim como os demais apóstolos O próprio Cristo sofreu em sua morte por nós.

 Mas por que sofremos? se olharmos para as escrituras encontraremos as respostas. A primeira resposta seria para lembramos de que somos dependentes de Deus. Sem Deus não somos nada e nossa vida não se desenvolve. Na oração do Pai nosso, Cristo nos mostra essa dependência ao afirmar que ao orarmos dizer que deve-se ser feita a vontade de Deus e o mesmo Cristo na oração do Getsêmani disse a Deus que seja feita a vontade d'ELE (Pai) (Mt. 26:39). Davi sabia da dependência de Deus e deixa isso claro em vários salmos que ele só dependia da misericórdia de Deus.

 A segunda resposta seria de que o sofrimento nos prova. Em gênesis 22 temos um exemplo disso. A história de Abraão é conhecida, Sara e Abraão já eram velhos e até então não tinham filhos, mas um dia Deus veio até eles e prometeu que lhes daria um filho. Ao tempo determinado por Deus, Sara dá a luz à Isaque. No capítulo 22, Deus vira para Abraão e faz uma prova de fé: pede que Abraão entregue seu único filho em sacrifício. Qual foi a reação? Por mais que tenha ficado chateado Abraão obedeceu a ordem dada por Deus e na hora em que ia matar seu filho, Deus diz "Não estendas a mão contra o rapaz e nada lhe faça, pois sei que que temes a Deus... "(22:12). E a resposta de Deus a essa prova foi a promessa cumprida em Jacó, de que a descendência de Abraão seria como as estrelas do céu. Citarei também a Jó que passou por várias provações mas resistiu e foi abençoado (vou fazer um post sobre jó)

A terceira resposta possível seria que ele nos aproxima de Deus. O sofrer aproxima o cristão de Deus como vemos as palavras de Jó no capítulo 42 verso 5:"antes te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem". Davi quando caiu e engravidou Betsabá e seu filho morreu, escreveu um dos salmos mais bonitos o de número 32.

A quarta e última resposta seria de que o sofrimento nos faz lembrar de que devemos ser humildes. Paulo sempre se lembrava que o cristão deveria ser humilde em sua dependência de Deus. Ele carregava consigo um espinho na carne que o fazia lembrar de como sendo fraco (humilde) ele era forte (2 Cor. 12:10)

 Recomendo a leitura do Livro "Decepcionados com Deus" de Philip Yancey, autor cristão. Ele traz muitas coisas acerca do sofrimento na vida do crente e como devemos agir.

Soli Deo Gloria !!!!

Um comentário:

  1. Amém! Davi, que nosso bom e cuidadoso Deus nos dê força para que possamos suportar e agradece-lo pelas tribulações pelas quais passamos. Se Deus nos permite passar por tribulaçoes, fica claro que Ele está cuidando de cada um de nós pois se nāo se importasse conosco, não nos colocaria à prova.Precisamos estar firmes na Fé e agradecidos por cada prova que nos coloca.Tudo está sob os Seus olhos. Amém. Grande abraço!

    ResponderExcluir